Resgate de vítimas de acidentes é tema do I Simpósio do Trauma

Resgate de vítimas de acidentes é tema do I Simpósio do Trauma

Evento terá simulação de atendimento e primeiros socorros

Prevenção e educação no trânsito serão abordados

O primeiro atendimento após um acidente é fundamental na preservação da vítima e para evitar complicações futuras à saúde do acidentado. No trânsito, essa assistência é de extrema importância diante dos números da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a instituição, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e dessa total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Diante deste cenário, a FACERES em parceria com a APATRU – Associação Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas de Trânsito realizará no dia 09 de outubro, o I Simpósio do Trauma. “Queremos levar para a população, profissionais e estudantes da área da saúde a importância de conhecer os cuidados com o resgate de acidentes e os traumas que podem ser acarretados à vítima”, afirma Alex Cardoso, presidente da APATRU.

O Simpósio vai abordar por meio de uma simulação, o resgate de um acidente, os primeiros socorros com a vítima, além de um bate papo sobre o assunto. Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre o pós trauma, que em muitos casos levam a perda de membros e a recuperação física e psicológica para o acidentado e de sua família.

            Ainda de acordo com a OMS, o trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano. “Por isso, buscamos o desenvolvimento da prevenção, trabalhar a preparação e educação no trânsito em conjunto com os profissionais que se preparam para fazer o resgate das vítimas e a sociedade na educação do trânsito”, comenta Alex.

            Para os estudantes, a experiência demonstra uma maneira de aprimorar o conhecimento adquirido dentro da faculdade.  “Acrescentar a experiência do Simpósio para os futuros profissionais da saúde é uma forma de reforçar a preparação para situações de emergências em que irão tratar com responsabilidade e humanização”, afirma o mantenedor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto.

Serviço:

I Simpósio do Trauma

Dia 09/10 – das 19h às 22h

Auditório da FACERES – Av. Anísio Haddad, 6751 – Jd. Francisco Fernandes

Inscrições no link – https://goo.gl/forms/Df2xK9R2BbQicM1j2

Entrada – 1kg de alimento não perecível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *